logo

Araguaína sediará curso inédito de Resgate e Salvamento em Altura

Profissionais da saúde e de outras áreas de interesse de Araguaína e região terão uma oportunidade única de aprimorar sua formação! A Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência – Abramurgem, regional Tocantins, está promovendo o Curso de Resgate e Salvamento em Altura e Locais Confinados, entre os dias 10 a 16 de abril.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelos telefones (63) 9 9962-3211 (Dr. Hugo) ou (63) 9 9212-6222 (Ana Paula).

O curso será dividido em dois momentos: de segunda à sexta à tarde (10 a 14 de abril), as aulas serão teóricas no período noturno, com introdução de situações práticas simples. Já de sexta à noite a domingo de manhã (14 a 16 de abril), os alunos ficarão acampados na zona rural da cidade para o curso de imersão prática.

O presidente da Abramurgem – Regional Tocantins, Dr. Hugo Weysfield Mendes, conta que a estrutura montada para o curso e o corpo de professores foram preparados com bastante rigor e qualidade. “São mais de 40 quilos de material, que estão vindo do Rio Grande do Sul, além dos professores, com ampla experiência na área”.

Curso Resgate e Salvamento Banner

A equipe de docentes será formada por dois enfermeiros, um deles, Sandro Almeida, é especializado em atendimento pré-hospitalar, fixação de paciente, preparação do socorro e atendimento inicial ao trauma; o próprio Dr. Hugo, instrutor de ATLS (Atendimento Avançado em Trauma); e pelo bombeiro Civil Edmar Silva Abrantes, do Rio Grande do Sul.

Abrantes é instrutor nível 3, responsável pelo treinamento e fiscalização de socorro em quase todas as plataformas da Petrobrás no RS. Possui cursos internacionais tipo BREC (Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas), resgate em montanhas, na neve, selva e aeromédico.

“Vamos ensinar todas as técnicas para deslocamento de pacientes por corda, como trazer a vítima junto ao corpo do socorrista e como retirá-lo sem causar danos”, informa Dr. Hugo.

A certificação do curso será entregue logo no final das aulas práticas e trará as assinaturas do Bombeiro Civil Nível 3, do presidente regional da Abramurgem e da Universidade Federal do Tocantins – UFT (em estágio de negociação).

“É a primeira vez que Araguaína terá um curso deste nível e acreditamos que há uma grande demanda por essas técnicas, muito em função das características da cidade e da região”, reforça o presidente regional da Abramurgem.

Todo o material para treinamento será oferecido pelo curso (coffee break, almoço e jantar). Será disponibilizado, ainda, espaço para tomar banho e ambulância UTI no local do curso prático.

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.