logo

header-ad

Secretário vistoria prédio da Sesau em busca de focos do Aedes aegypti

Usando das máximas de que a prevenção é o melhor remédio e o exemplo deve partir de casa, o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, realizou na tarde desta quinta-feira, 04, uma vistoria no prédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, zika Subsecretário e técnicos da Sesau acompanharam a ação - Josy Karlae febre de chikungunya. A ação faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, coordenado pelo Ministério da Saúde.

Acompanhado de técnicos da Sesau, o secretário olhou caixa d’água, geradores e a área ao redor do prédio. “A prevenção é importante. Se todos dedicarem dez minutos por semana para eliminar água parada em copos, garrafas, pneus, fechar sua caixa d’água, já faz muita diferença”, disse o secretário, acrescentando que “temos que secar tudo, não podemos dar chance do mosquito se reproduzir, pois se isso acontecer ele vai causar doenças, como a dengue, que pode levar a quadros mais graves”, reforçou.

Secretário vistoria caixa dágua- Josy KarlaCom a ação, o secretário espera chamar atenção da população para a obrigação de cada um em prol da própria saúde. “É uma obrigação nossa fazer isso em nossa casa para evitar que nós, nossa família e as pessoas que gostamos fiquem doentes. A prevenção é o melhor remédio”, finalizou.

Hospitais em mobilização

Nesta quinta-feira, os hospitais do Estado também fizeram mobilização de combate ao mosquito. No Hospital Geral de Palmas (HGP), a maior unidade hospitalar pública do Tocantins, a ação foi de conscientização, além de ações práticas da procura de criadouros do mosquito.

Para acompanhante Marta Magalhães, a ação é excelente porque chama a atenção das pessoas para o tema. “Eu sou uma pessoa esclarecida e mesmo assim ainda tenho dúvidas sobre esse tema. O que aprendi hoje aqui vou passar adiante”, disse.

Secretário conversou com servidores- Josy KarlaCuidados

Cuidados simples acabam com criadouros do mosquito e apenas dez minutos por semana de atenção são necessários para que seja feita uma vistoria em casas, quintais, etc. Verificar se a caixa d’ água está bem fechada, se há acúmulo de água em vasilhames no quintal, se as calhas estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de plantas são alguns dos cuidados que podem evitar a proliferação do mosquito.

___

Parceiros:

Par_03

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.