logo

Agricultores familiares de Gurupi comemoram avanços

As Feiras do Produtor de Gurupi completaram 4 anos de existência em 2017. Elas podem ser consideradas um marco na vida dos “pequenos” agricultores: antes da feira do produtor e depois da feira do produtor. A partir da iniciativa da Prefeitura em investir pesado na agricultura familiar, os pequenos não são mais pequenos. Hoje eles estão comemorando os resultados mais que grandes e positivos. Condições boas e adequadas de trabalho, maquinário gratuito, assistência técnica, contábil e administrativa sem nenhum custo.

Série de incentivos

FeirinhasTransporte gratuito para as feiras, comercialização sem atravessador, maquinário gratuito para melhorar a produção, dentre outros, são incentivos da Prefeitura de Gurupi que reforçam e aumentam o lucro dos produtores.

O Município ainda oferece auxílio técnico gratuito por meio da Sala do Produtor, que auxilia projetos de empreendedor rural em áreas técnicas e financeiras. Com a chegada do CEASA, onde as obras já estão em fase de conclusão, eles ainda terão um centro aprimorado de comercialização e distribuição da produção.

Hoje são três feiras: Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, Nova Fronteira e Sol Nascente. Além da Feira da Rua 13 e Rua 7 que já existiam. Verduras, frutas, milhos, queijos, galinha caipira, biscoitos caseiros, embutidos e defumados, são alguns dos produtos que vêm direto da roça para a feira.

Produtores comemoram

A produtora Creuza Souto vende cana, queijo, doce e requeijão. Ela conta que sua renda dobrou após sua atividade na feira. “Antes era muito difícil. Agora melhorou tudo. Hoje pago minhas contas com mais tranquilidade”, afirma.

Para Aline Andrade, a feira fez uma revolução em sua vida. Significou independência e empoderamento. “Eu não tinha renda, só o meu marido. Agora melhorou 100%. Tenho o meu próprio dinheiro. Eu me sustento sozinha. Comecei só com pão, hoje eu produzo todo tipo de bolo”, comemora Aline.

Já Raimundo Andrade teve uma mudança significativa de vida. Antes ele produzia e não tinha para onde vender. “Comprei um carro que eu sempre sonhei”, diz Raimundo, bastante contente com a aquisição.

O Presidente da Associação dos Feirantes, Daniel Soares da Silva, também afirma que sua renda dobrou e pode realizar seu sonho. “Comprei uma casa aqui na cidade. Minha renda dobrou. Todo mundo aqui só comemora”, destaca.

Compra direta

Para o prefeito Laurez Moreira, a alegria é grande em poder constatar como a agricultura familiar cresceu  e se modernizou ao longo desses anos. “O que salva a economia nossa é o agronegócio, por isso, continuamos investindo em implementos, tecnologia e assistência técnica. Além disso, grande parte da produção dos agricultores familiares já está comprometida com a merenda escolar das escolas municipais de Gurupi, compramos sempre produtos frescos e livre de agrotóxicos para alimentar nossas crianças” – acrescenta o prefeito de Gurupi.

Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.