logo

Conecte conosco

Agência de Saneamento mobiliza comunidade de Centenário durante sétima edição do Educa Sanear

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) realizou nesta semana a 7ª edição do Educa Sanear em Centenário, região do Jalapão. A caravana do programa chegou ao município nessa quarta-feira, 27, quando iniciou uma série de atividades nas escolas públicas e no Centro de Convivência.  A sétima edição representa o percentual de 50% executado em seis meses de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).  Esta edição contou ainda com a participação de Recursolândia, município convidado.

Eder Fernandes, presidente da ATS, destaca o alcance das ações realizadas. “Chegamos a metade do programa, e a gente vê que as pessoas estão de fato se conscientizando. O programa está conseguindo deixar uma mensagem, um legado por onde tem passado. Nós temos percorrido municípios que são mais distantes, onde as ações do poder público chegam em menor escala e o programa tem sido muito bem aceito. Avalio de forma muito positiva e acredito que a outra metade do programa será avaliada de forma muita significativa”, ponderou.

Programação

As atividades realizadas no primeiro dia do evento foram organizadas simultaneamente para contemplar diferentes públicos. Uma equipe realizou atividades de cunho lúdico, com concurso de redação e poesia, dinâmicas e exibição de cinema educativo e distribuição de pipoca para a criançada. Participaram crianças de seis a 14 anos na Escola Municipal Gustavo Costa, aproximadamente 300 crianças foram beneficiadas.

A equipe de educadores ambientais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), parceiro da ATS, realizou, ao mesmo tempo, as oficinas de artesanato e reciclagem e de vigilante voluntário pelo meio ambiente. No Centro de Convivência, o público em sua maior parte composto por mulheres, aprendeu com a assistente social Alice Reis como transformar garrafas e potes de vidro, que normalmente são descartadas no lixo, em lindas peças que podem ser aproveitadas na decoração ou como utensílios domésticos.

No Colégio Estadual Otoniel Cavalcante de Jesus, os alunos com idade acima dos 14 anos, participaram da oficina de vigilante  voluntário pelo meio ambiente, ministrada pela educadora Nelma Mota. Ao final da oficina, os participantes receberam carteirinhas de voluntário.

A educadora do Naturatins explica que ao portar este documento, o voluntário se torna um defensor do meio ambiente e parceiro do poder público ajudando a denunciar crimes contra a fauna e flora, como a caça e pesca predatórias, as queimadas criminosas, os desmatamentos e a poluição em rios e córregos.

Marcivânia Ferreira, estudante de 14 anos, recebeu sua carteirinha tornando-se assim uma vigilante voluntária. “Vivemos em um mundo, onde a maioria das pessoas não está se preocupando com o futuro de nossa água, e o projeto Educa Sanear trouxe a nossa cidade o quão importante é a água em nossas vidas. Eu confesso que eu não tinha a noção de quanto nós devemos preservar a água que é um bem tão importante para nós. Hoje, vi que não é importante pensar só no hoje, mas também no amanhã”, observou.

As duas oficinas reuniram um público de aproximadamente cem pessoas.

Para mobilizar a comunidade, uma caminhada ecológica percorreu ruas e avenidas de Centenário. O dia foi finalizado com um plantio de mudas nativas, como o ipê e fava de bolota, na entrada da cidade e na praça central.

O prefeito Wesley Camilo, que destacou sua preocupação com o desmatamento, participou do plantio simbólico e contou que irá realizar o plantio de mais cem mudas em todo perímetro urbano, além da iniciativa de implantação de viveiro no município.

“Desmatam e deixam por isso, querem a madeira e só. Tiram a madeira e fica toda aquela área sem um pé de pequi, sem nenhuma árvore frutífera. Somos um município rico em pequi e cajuí. Hoje para colher um cajuí tem que andar quilômetros… Agradeço ao presidente da ATS por ter escolhido Centenário. Isso vai ficar marcado em nossas vidas. Eu a partir de hoje, se já era um fiscal da natureza, vou ser um fiscal mais rígido”, ponderou.

Nessa quinta-feira, 28, um ciclo de palestras reuniu mais de 150 pessoas. Ao final da manhã, foram entregues kits educativos e certificados que encerraram a programação em Centenário. A expectativa da ATS é que, até o final deste ano, todo o programa tenha sido executado.

Veja em nosso Flickr a galeria completa de imagens do Educa Sanear em Centenário https://flic.kr/s/aHsm3BvgGj

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA