logo

Agência de Saneamento é parceira do maior evento de corrida de rua do Estado

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) é parceira na realização da meia maratona do Tocantins, maior e mais tradicional evento de corrida rua no Estado. Cerca de mil atletas entre amadores e profissionais vão disputar a prova e a água oferecida para a hidratação dos atletas é resultado da parceria firmada entre a ATS e a Superintendência de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduc).

Todo o percurso tem 21.097 metros e será disputado integralmente na Avenida Theotônio Segurado. A largada será nesse sábado, dois, às 18 horas em frente ao Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis, em Palmas, saindo da Praça dos Girassóis e segue até o final da pista dupla no sentindo sul, ida e volta. Além da meia maratona, serão disputadas também as categorias estudantil, paralímpica, popular e a terceira edição da corrida de revezamento em duplas, de 7 km, sendo 3,5 km por atleta.

“Nosso objetivo é sempre sermos parceiros de bons projetos que promovam a qualidade de vida e saúde a todos. O esporte é fundamental, e esta prova é tradicional do Tocantins, para nós fazer parte deste momento é muito importante”, destacou o presidente da ATS, Eder Fernandes.

“É o maior evento de corrida de rua do Tocantins, e este ano contamos com vários parceiros entre eles a ATS, que foi um parceiro que providenciou parte da água que será utilizada nos pontos de hidratação”, afirmou Alfredo Soza Zamora, diretor de Esportes e Lazer da Seduc.

Os pontos de hidratação estarão distribuídos a cada 2 km, por isso os atletas devem ficar atentos a estratégia de hidratação durante a disputa, em razão do calor, característico da Capital. No entanto, a previsão do tempo para este sábado é de pancadas de chuva à tarde, é à noite o tempo deve ficar aberto. Temperatura prevista de 33º C e 65% de umidade relativa do ar.

Hidratação

A hidratação antes, durante e após o exercício prolongado é essencial porque contribui no aumento do desempenho, diminuição da exaustão precoce e evita o risco de insolação.

A nutricionista da Seduc, Ana Júlia Barcelos, explica que a água tem papel importante no organismo como o transporte de nutrientes, volume sanguíneo, integridade do sistema cardiovascular e controle da temperatura corporal.

“A hidratação antes é necessária, assim você não chegará para a prova já desidratado e ela deve ser realizada no mínimo 2 h antes e não imediatamente antes da atividade, a fim de evitar desconforto gástrico. A hidratação durante é essencial, pois auxilia na termorregulação, melhora na performance, reduzindo o risco de estresse fisiológico dos sistemas nervoso, muscular e cardiovascular”, ponderou a nutricionista.

Ana Julia Barcelos destaca ainda que a ingestão depende de cada indivíduo, pois é proporcional a taxa de sudorese.  “Hidratação após é fundamental para recuperação da atividade realizada e reposição dos estoques. Não se esqueça de se hidratar e não consuma somente quando estiver com sede”, alertou aos corredores.

Jonas Amaral

Jonas Amaral – RP Nº: 911 – DRT / TO – Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.