logo

Conecte conosco

Ações de educação ambiental movimentam Bernardo Sayão

Crianças, jovens, adultos e idosos: toda a comunidade de Bernardo Sayão, na região norte do Tocantins, participou de uma caminhada ecológica que percorreu ruas e avenidas do município. A caminhada iniciou a programação da oitava edição do Educa Sanear, realizada pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), em convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Participaram da caminhada ecológica, o presidente da ATS, Eder Fernandes, a prefeita Maria Benta, conhecida popularmente como Bentinha, secretários municipais e representantes dos municípios de Bandeirantes, Pau D’Arco e Pequizeiro, estudantes e professores do Colégio Estadual Bernardo Sayão e da Escola Municipal Criança Feliz.

Com público de aproximadamente 300 pessoas, a caminhada foi concluída com o plantio de mudas nativas na Praça dos Pioneiros.

“O Educa Sanear já beneficiou milhares de pessoas em oito edições, desde quando iniciamos as atividades em março deste ano. São sete meses de execução deste convênio com o governo federal, e ver os jovens participando desde momento é muito significativo, porque sabemos que a semente está plantada e que teremos uma geração preocupada em cuidar da água”, analisou Eder Fernandes.

 “Ficamos muito agradecidos, foi um evento rico. Tivemos a participação de muitos jovens, crianças e adultos. Meio ambiente é vida, se tivermos um ambiente bem cuidado temos mais saúde para a população. Por isso temos que trabalhar juntos com a população para que ela nos ajude a cuidar do meio ambiente”, afirmou a prefeita Bentinha.

A engenheira ambiental Ruana Batista, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), destaca que o objetivo do plantio é conscientizar a comunidade sobre a importância das árvores para a preservação da vida.

“Plantar uma muda, principalmente quando ela é nativa, tem um grande valor para o nosso ecossistema. Têm várias funções, uma delas é a de filtrar a água das chuvas no solo, e, na época da estiagem, liberar a água ao meio ambiente. Entre as outras funções está a de oferecer sombra, melhorar o clima e a saúde da população”, enumerou a engenheira.

Ao longo da quinta-feira, 19, atividades simultâneas aconteceram no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) com a oficina de vigilante voluntário durante a manhã, e à tarde, atividades direcionadas ao público infanto-juvenil: cinema ambiental com exibição de filmes educativos e distribuição de pipoca, bate-papo, atividades interativas com distribuição de brindes.

Na Escola Municipal Criança Feliz, a equipe de educadores ambientais ministrou oficina de reciclagem e artesanato. A professora Rosa da Penha comemorou a chegada do Educa na unidade escolar que coordena. “Vem ao encontro da necessidade do nosso município, porque é de suma importância a economia da água. No futuro vamos sofrer muito se hoje a gente não repensar nossas ações no nosso dia a dia, das crianças aos adultos”, destacou.

Ciclo de palestras

Na sexta-feira, 20, a programação iniciou com ciclo de palestras ministradas por engenheiros ambientais da ATS, Ruraltins e Defesa Civil. Foram abordados os seguintes temas: uso, reuso e preservação da água; preservação de matas ciliares  e recuperação de nascentes; prejuízos e prevenção de queimadas e saneamento ambiental.

Ao final das palestras os participantes receberam kits educativos e certificados de participação. Entre eles estava Euripedes Lima da Silva, 10 anos.  “Aprendi muitas coisas. Como lavar caixa d’água, como não desperdiçar água. O que gasto mais água em casa é com a descarga, vi que posso fazer alguma coisa para melhorar isso”, refletiu o estudante.

Parceiros

Para a realização desta edição, a ATS contou com a participação das seguintes instituições: Defesa Civil, Ruraltins, Naturatins, Prefeitura Municipal de Bernardo Sayão e Secretaria de Assistência Social/CRAS.

A próxima parada da edição do programa já tem data e local definidos: Brasilândia, a 223 km de Palmas, nos dias 26 e 27 de outubro.

Em nosso Flickr, veja a galeria completa de imagens: https://www.flickr.com/gp/157745524@N02/J4ii9k

 

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA